terça-feira, 18 de maio de 2010

TERCEIRO ESTUDO DE CASO: ALUNOS DE FARMACOLOGIA

Mulher de 50 anos, obesa, ao descer do ônibus pisou em falso no degrau e caio. Ao tentar se apoiar verificou que não conseguia por os pés no chão, pois sentia muita dor no joelho. Após 30 minutos da queda ela verificou que o seu joelho estava inchado e que a dor persistia e por isto procurou uma emergência ortopédica. No hospital o médico após realizar manobras especificas no joelho diagnosticou, com ajuda do relato da paciente, que ela tinha um histórico de lesão no joelho, dor localizada na parte interna (medial) ou externa (lateral) do joelho, inchaço, sensação de falseio, dificuldades para apoiar o pé no chão e limitação para estender ou flexionar o joelho totalmente. O prescritor receitou Arcoxia 120mg uma vez ao dia enquanto o paciente sentir dor. Porem 4 dias após ter iniciado a farmacoterapia à paciente deu entrada na emergência do hospital da cidade com tonturas, dores no peito, palpitação, falta de ar, inchaço(corpo) e dores de cabeça. Durante o atendimento o acompanhante da paciente relatou que ela faz uso de Captopril 50mg e relatou o acidente no ônibus e a terapia que fazia.
A prescrição do ortopedista esta correta? A que classe de medicamentos pertence o Arcoxia? Ele é o nome comercial ou a denominação genérica do medicamento? Por que o médico receitou tal medicamento?A prescrição foi correta? Como o arcoxia age no corpo?Qual a indicação farmacológica deste medicamento?
Porque a paciente apresentou tonturas, dores no peito, palpitação, falta de ar, inchaço e dores de cabeça alguns dias após ter iniciado o tratamento com o Arcoxia? Tem alguma relação com o uso do captopril?
A que classe de drogas pertence esta droga?Qual o seu mecanismo de ação?Qual o possível diagnóstico do paciente, feito pelo médico, ao prescrever captopril 50mg?
ATENÇÃO!
OS ALUNOS DA TURMA:
4AN TERÃO DE 18/05 A 25/05 PARA CONCLUSÃO DESTA ATIVIDADE
4BM TERÃO DE 19/05 A 26/05 PARA CONCLUSÃO DESTA ATIVIDADE
4BN TERÃO DE 19/05 A 26/05 PARA CONCLUSÃO DESTA ATIVIDADE
4AM TERÃO DE 20/05 A 27/05 PARA CONCLUSÃO DESTA ATIVIDADE
FORMEM EQUIPES DE 5 PESSOAS PARA RESPONDER;
POSTEM A RESPOSTA SOB A FORMA DE COMENTARIO: CUIDADO! APOS A POSTAGEM DA RESPOSTA ELA NÃO PODERÁ SER MAIS MODIFICADA;
NO FINAL DA RESPOSTA DEVE CONTER O NOME COMPLETO DE TODOS OS COMPONENTES DA EQUIPE E A TURMA A QU PERTENCEM.

SUCESSO! LEMBREM-SE! SEU FUTURO DEPENDE DE SEUS ESTUDOS.
BJ
PRÓ.


RESPOSTA COMENTADA:
Não. Porque ele não avaliou o quadro clinico da paciente, observando que ela tinha hipertensão e usava um IECA, o captopril, sendo que o P.A(princípio ativo) do arcoxia, o etoricoxibe, interage com o captopril, diminuindo ou inativando sua ação. Por isto que o paciente chegou a emergência com todos os sinais clínicos da hipertensão. Caso a paciente não fosse hipertensa a indicação clinica estava correta, pois o etorecoxib é um AINE seletivo(COXIB) indicado no tratamento de dores crônicas provenientes de lesões em articulações.
O arcoxia é o nome comercial do etorecoxib(nome genérico ou nome da substância). Seu mecanismo de ação constitui na inibição seletiva da Cox – 2 inibindo a produção de mediadores químicos produzidos durantes a inflamação, tais como as prostaglandinas(PGI2 e PGE2).
Quando o médico faz o diagnostico, onde ele afirma que o paciente tem hipertensão, uma das classes de medicamentos utilizados no tratamento desta síndrome é os inibidores da ECA (IECA). O seu mecanismo de ação representa a diminuição dos níveis de angiotensina II, resultando em não produção da aldosterona e na conseqüente eliminação de sal e água, diminuindo a pressão sanguínea, que é representada pela diminuição do débito cardíaco(DC) e da resistência periférica(RP). Além dessas ações os IECA diminuem a taxa de inativação da bradicinina, mediador químico com potente ação vasodilatadora, diminuindo sua inativação, este mediador químico permanecerá por mais tempo no organismo, promovendo a vasodilatação que resultará na diminuição do DC e da RP, diminuindo pressão sanguínea. A diminuição da pressão sanguínea por estes medicamentos deve-se a vasodilatação proveniente da diminuição dos níveis de angiotensina II e da diminuição da inativação da bradicinina.

25 comentários:

  1. 1 - Sim. Pois o medicamento ARCOXIA tem atividades antiflamatória, analgésica e antipirética e é um potente inibidor, altamente seletivo da cicloxigenase – 2 (COX – 2) que acusa os estímulos inflamatórios.
    2 – Pertencem a casse dos antiflamatórios não – esteriodal.
    3 – ARCOXIA é o nome comercial do etoricoxis.
    4 – Porque o paciente estava com um quadro de inflamação no joelho, e o medicamento ARCOXIA inibe o processo inflamatório da dor inflamatória (efeito analgésico) e do calor (antipirético) já que é altamente seletivo da COX – 2.
    5 - Ele age inibindo a cicloxigenase – 2. A COX – 2 é responsável principalmente pela síntese de mediadores prostanóides da dor, da inflamação e da febre.
    6 – Indicações: Tratamento agudo e crônico dos sinais e dos sintomas da osteoartrite e da reumatóide. Tratamento agudo da gota. Tratamento da disminorréia primária. Alívio da dor aguda e crônica.
    7 – Porque pode ter dado reação adversa, já que o medicamento pode causar hipertensão, edema, tontura e cefaléia.
    8 – A paciente já fazia uso de captopril que é um hiportensor, ou seja, a paciente á apresentava um quadro de hipertensão e com o uso do dicoxia esse quadro agravou ainda mais causando os desconfortos descritos pela mesma além do que etoricovib interagindo com o captopril causa diminuição dos efeitos antihipertensivo dessa droga.
    9 – Captopril, é um hipotensor arterial inibidor da ECA I, vasodilatador coronariana.
    10 – Inibe a conversão da angiotensina I em angiotensina II, um vasodilatador potente. Reduz a formação de angiotimina II, diminuindo a resistência arterial periférica. Reduz as retenções de sódio e água diminuindo a P.A.
    11 – Hipertensão.


    Amanda / Viviane 4ºAN 23/05/2010

    ResponderExcluir
  2. ISABELLE BITTENCOURT23 de maio de 2010 às 10:42

    1-A PRESCRIÇÃO DO ORTOPEDISTA NÃO ESTÁ CORRETA, POIS ELE NÃO VERIFICOU SE A PCT. FAZIA USO DE ALGUM MEDICAMENTO OU SE ELA TINHA ALGUMA PATOLOGIA PRÉ EXISTENTE.
    2-O ARCOXIA PERTENCE A CLASSE DOS ANTIFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS.
    3-ARCOXIA É O NOME COMERCIAL DO MEDICAMENTO.PRINCIPIO ATIVO: ETORICOXIBE
    4-O MÉDICO RECEITOU O MEDICAMENTO BASEANDO-SE NA LESÃO NO JOELHO.
    5-AÇÃO DO ARCOXIA: BLOQUEIA A COX-2 E, DESSE MODO, REDUZ A DOR E A INFLAMAÇÃO,NÃO BLOQUEIA A COX-1 QUE, PROTEGE CONTRA A OCORRÊNCIA DE ÚLCERAS NO ESTÔMAGO,ALIVIA A DOR E A INFLAMAÇÃO COM MENOS RISCO DE ÚLCERAS NO ESTÔMAGO EM COMPARAÇÃO COM OS AINES.
    6-INDICAÇÃO FARMACOLÓGICA:TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE; TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATÓIDE; TRATAMENTO DE ESPONDILITE ANQUILOSANTE (INFLAMAÇÃO DA COLUNA E DE GRANDES ARTICULAÇÕES); ALÍVIO DA DOR; TRATAMENTO DAS CÓLICAS MENSTRUAIS; TRATAMENTO DAS CRISES DE GOTA.
    7-A PACIENTE APRESENTOU TONTURAS, DORES NO PEITO, PALPITAÇÃO, FALTA DE AR, DOR DE CABEÇA, INCHAÇO APÓS TER INICIADO O USO DE ARCOXIA, POIS FAZIA USO DE CAPTOPRIL E AMBOS NÃO PODEM SER UTILIZADOS CONCOMITANTEMENTE, POIS O ARCOXIA INTERFERE NA AÇÃO DO CAPTOPRIL, PORTANTO TEM RELAÇÃO COM O USO DO CAPTOPRIL, ASSIM COMO TAMBÉM ESTÁ CONTRA INDICADO EM PCT QUE APRESENTAM PROBLEMAS CARDIOVASCULARES.
    8-O CAPTOPRIL PERTENCE A CLASSE DOS ANTI HIPERTENSIVOS.
    9-MECANISMO DE AÇÃO DO CAPTOPRIL:O CAPTOPRIL É UM INIBIDOR DA ECA (ENZIMA CONVERSORA DE ANGIOTENSINA) OU SEJA, IMPEDE QUE A ANGIOTENSINA 1 SEJA CONVERTIDA EM ANGIOTENSINA 2 QUE É UM POTENTE VASOCONSTRITOR ENDOGENO ELEVADOR DA PRESSÃO ARTERIAL.
    10-O DIÁGNOSTICO MÉDICO AO PRESCREVER O CAPTOPRIL É DE HIPERTENSÃO ARTERIAL.

    DISCENTES:
    ISABELLE BITTENCOURT
    DAIANA LIMA
    PRISCILA DAMASCENO
    JULIANA CARVALHO
    LEDA MENDES
    JEFERSON LOPES

    4º SEMESTRE DE FISIOTERAPIA NOTURNO

    ResponderExcluir
  3. 1 - A prescrição está correta.O medicamento arcoxia tem atividades antiflamatória, analgésica e antipirética e é um potente inibidor, altamente seletivo da cicloxigenase – 2 (COX – 2) que acusa os estímulos inflamatórios.
    2 – O arcoxia pertence a classe dos antiflamatórios não – esteriodal.
    3 – ARCOXIA é o nome comercial. O princípio ativo é etoricoxis.
    4 – O médico prescreveu eese medicamento porque o paciente estava com um quadro de inflamação no joelho, e o arcoxia inibe o processo inflamatório da dor inflamatória (efeito analgésico) e do calor (antipirético); é altamente seletivo da COX – 2.
    5 - A COX – 2 é responsável principalmente pela síntese de mediadores prostanóides da dor, da inflamação e da febre. O arcoxia age inibindo/bloqueando a COX-2, reduzindo a dor e a inflamação, e não bloqueia a COX-1 que protege contra a ocorrência de úlceras no estômago, alivia a dor e inflamação com menos risco de úlceras no estômago que os AINES.
    6 – O arcoxia é indicado farmacologimente no tratamento agudo e crônico dos sinais e dos sintomas da osteoartrite e da reumatóide, tratamento das crise de gota, tratamento da disminorréia primária, alívio da dor aguda e crônica, tratamento de espondilite anquilosante (inflamação da coluna e grandes articulações), tratamento de cólicas menstruais.
    7 – Alguns dias após ter iniciado o tratamento com uso de arcoxia, a paciente apresentou essas reações pois ja fazia uso de captopril e ambos não podem ser utilizados concomitantemente porque o arcoxia interfere na ação do captopril. Ou seja, tem relação com o uso do captopril, o qual está contra indicado também em pacientes com problemas cardiovasculares.
    8 – A paciente já fazia uso de captopril que é um hiportensor, ou seja, a paciente á apresentava um quadro de hipertensão e com o uso do dicoxia esse quadro agravou ainda mais causando os desconfortos descritos pela mesma além do que etoricovib interagindo com o captopril causa diminuição dos efeitos antihipertensivo dessa droga.
    9 – Captopril pertence a classe dos anti-hipertensivos, é um hipotensor arterial inibidor da ECA, vasodilatador coronariana.
    10 – O captpril inibe a (ECA) conversão da angiotensina I em angiotensina II , um vasodilatador potente. Reduzindo a formação de angiotensina II, diminui a resistência arterial periférica e as retenções de sódio e água, o que consequentemente diminui a pressão arterial.
    11 – O diagnóstico do médico, ao prescrever captorpil, é de hipertensão arterial.

    ALUNAS DO 4BN:
    Almerinda Mota Silva Barbosa
    Hellen Paulino
    Jacqueline Nunes
    Renata Costa

    ResponderExcluir
  4. 1- Sim. Pois o medicamento Arcoxia agem como antiflamatório, analgésica e antipirética porem ele errou na dosagem ,pois ACOXIA de 120 mg tem registro cancelado pela anvisa, permitido apenas de 60 e 90 mg.e é contra indicado a pessoas com doenças cardíacas isquemia e vascular.
    2- Pertencem a classe dos antiflamatórios não – esteriodal.
    3- ARCOXIA é o nome comercial do etoricoxibe.
    4- Pois ela apresentava , inflamação no joelho, e queixava-se de dor, ARCOXIA inibe o processo inflamatório e dar alivio a dor e tem efeito analgésico, antipirético, e antiflamatorio
    5- Não pois de 120mg estar suspensa pela anvisa e ele deveria ter dado mais importância ao histórico da paciente que já fazia uso de medicação ante-hipertensivo, não podem ser utilizados concomitantemente
    6- Ele inibe a – 2. A COX – 2 é responsável pela síntese de mediadores prostanóides da dor, da inflamação e da febre. e não bloqueia a cox-1 que, protege a ocorrência de úlceras no estômago,alivia a dor e a inflamação com menos risco de úlceras no estômago,
    7- É Indicado no tratamento agudo e crônico dos sinais e dos sintomas da osteoartrite , reumatóide e artrite. Da espondilite anquilosante, e alívio da dor aguda e crônica.
    8- O paciente pode ter apresentado reação adversa, pois o medicamento pode causar dispnéia, pirose, náuseas, hipertensão, edema, tontura e cefaléia e aumento da ALT e AST, devido reação medicamento, porem o Arcoxia e o Captopril não pode ser utilizado concomitantemente pois interfere na ação do Captropril .
    9- A paciente já fazia uso de captopril que é hipotensor, e apresentava um quadro de hipertensão e ouso de Arcoxia agravou ainda mais dando-lhe desconfortos pois o etoricoxibe diminui os efeitos dos ante-hipertensivo.
    10- Captopril, é um hipotensor arterial inibidor da ECA I, vasodilatador coronariana e protege o rim .
    11- Ele inibe a conversão da angiotensina I em angiotensina II, um vasodilatador potente. Reduz a formação de angiotimina II, diminuindo a resistência arterial periférica. Reduz as retenções de sódio e água diminuindo a P.A.
    12- Devido a Hipertensão.
    Turma 4BN Farmacologia
    • DISCENTES:
    • ELIANA BORGES,
    • JESANA CAMPOS DE JESUS,
    • RITA DE CASSIA LIMA
    • LEANE SANTOS BATISTA
    • EVA NERY

    ResponderExcluir
  5. TURMA AN04
    ENFERMAGEM
    Componentes:
    Andréa Gusmão
    Camila Figueredo
    Eliane Cruz
    Samir Souza
    Taniara Moreira


    1.A PRESCRIÇÃO DO ORTOPEDISTA ESTÁ CORRETA?Para o tratamento em questão, ou seja, a lesão no joelho, sim. Porque o ARCOXIA é um inibidor seletivo da COX-2. E quando usado inibe os estímulos causados pela COX-2, desta forma, agindo como antinflamatório, analgésico e antipirético. Mas o médico deveria pesquisar se a paciente fazia uso de outro medicamento, no caso o CAPTOPRIL, por que os AINES podem reduzir a ação anti-hipertensiva do CAPTOPRIL.

    2.A QUE CLASSE DE MEDICAMENTOS PERTENCE O ARCOXIA?
    Pertence a classe dos anti-inflamatórios não-esteróidais (AINES).

    3.ELE É NOME COMERCIAL OU A DENOMINAÇÃO GENÉRICA DO MEDICAMENTO?
    Nome comercial. Seu P.A é o Etoricoxibe.

    4. POR QUE O MÉDICO RECEITOU TAL MEDICAMENTO?Porque a paciente estava com histórico de lesão no joelho, dor localizada, inchaço, sensação de falseio, limitações para estender e flexionar o joelho totalmente e como o ARCOXIA é um inibidor seletivo da COX-2 que é responsável pelos estímulos da inflamação, assim, vai inibir o processo da dor, agindo como antiflamatório e tendo efeito analgésico.

    5. A PRESCRIÇÃO FOI CORRETA?
    Sim. Pois aliviaria o processo inflamatório e a dor, já que no momento era isso que mais importava.

    6.COMO O ARCOXIA AGE NO CORPO?
    Age com atividade anti-inflamatória, analgésica e antipirética por ser um inibidor seletivo da cicloxigenase-2 (COX-2), e não bloqueia a COX-1 que protege contra a ocorrência de úlceras no estômago, com menos risco de úlceras estomacais que os outros AINES.

    7.QUAL A INDICAÇÃO FARMACOLÓGICA DESTE MEDICAMENTO?
    É indicado no tratamento da osteoartrite;tratamento da artrite reumatóide; tratamento de espondilite anquilosante (inflamação da coluna e de grandes articulações); alívio da dor; tratamento das cólicas menstruais; tratamento das crises de gota e no tratamento da dismenorréia primária.


    8.PQ A PACIENTE APRESENTOU TONTURAS, DORES NO PEITO, PALPITAÇÃO, FALTA DE AR, INCHAÇO E DORES DE CABEÇA ALGUNS DIAS APÓS TER INICIADO O TRATAMENTO COM O ARCOXIA?
    R- Porque essas são algumas das reações adversas que o medicamento pode causar.

    9.TEM RELAÇÃO COM O CAPTOPRIL?
    R- Como a paciente fazia uso do CAPTOPRIL, um hipotensivo, essas reações podem ter sido potencializadas por uso concomitante com a ARCOXIA.

    10.A QUE CLASSE DE DROGAS PERTENCE ESTA DROGA?
    R- É um anti-hipertensivo e pertence ao grupo de inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina).


    11.QUAL O SEU MECANISMO DE AÇÃO?
    R- Inibe a conversão de angiotensina I em II, desta forma, reduzindo a formação de angiotensina II, por ser um vasodilatador, diminui a resistência periférica, reduz a retenção de sódio e água, assim, diminuindo a pressão arterial.


    12.QUAL O POSSÍVEL DIAGNÓSTICO DO PACIENTE FEITO PELO MÉDICO AO DESCREVER CAPTOPRIL 50MG?
    R- Hipertensão arterial.

    ResponderExcluir
  6. Turma AN04
    Alunos:
    Edlea Oliveira
    Isabela Dantas
    Magali Neto
    Maria Vilma Machado

    Questão 1)
    Sim, pois o medicamento Arcoxia tem atividade antiinflamatória,analgésica e antipirética e é um potente inibidor altamente seletivo da cicloxigenase-2(COX-2) que causa os estímulos inflamatórios.

    Questão 2)
    Pertence a classe dos antiinflmatórios não-esteriodal.

    Questão 3)
    Arcoxia é o nome comercial do etoricoxib.

    Questão 4)
    Porque o paciente estava com quadro de inflamação no joelho, e o medicamento arcoxia inibe o processo inflamatório, da dor inflamatória (efeito analgésico) e do calor (antipirético), já que é altamente seletivo da COX-2.

    Questão 5)
    Ele age inibindo a cicloxigenase-2. A COX-2 é responsável principalmente pela síntese de mediadores prostanóides da dor, da inflamação e da febre.

    Questão 6)
    Indicações: tratamento agudo e crônico dos sinais e sintomas da osteoartrite e da artrite reumatóide,tratamento agudo da gota,da dismenorréia primária, alívio da dor aguda e crônica.

    Questão 7)
    Porque pode causar reações adversas já que o medicamento pode provocar hipertensão, edema tontura e cefaléia.

    Questão 8)
    A paciente já fazia uso do captopril, que é um hipotensor ou seja a paciente apresentou um quadro de hipertensão e com o uso do arcoxia esse quadro agravou ainda mais causando o desconforto descrito pela mesma. Além do que o etoricoxib interagindo com o captopril causa diminuição dos efeitos antihipertensivo dessa droga.

    Questão 9)
    Captopril é um hipotensor arterial (inibidor da ECA I, vasos dilatador coronariano).

    Questão 10)
    É um anti-hipertensivo e pertence ao grupo de inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina).

    Questão 11)
    Inibe a conversão da angiotensina I em angiotensina II, em vasodilatador potente que reduz a formação de angiotensina II, diminuindo a resistência arterial periférica. Reduz as rentenções de sódio e água diminuindo a pressão arterial.

    Questão 12)
    Hipertensão arterial.

    ResponderExcluir
  7. ALUNAS DE ENFERMAGEM DO 4AN E 4BN:
    ELAINE CRISTINA A. NASCIMENTO
    BARBARA QUELY OLIVEIRA
    LORENA MATOS

    1- A prescrição do ortopedista esta correta?
    R= Sim está .Pois o medicamento Arcoxia agem como antiflamatório, analgésica e antipirética. Mas ele errou na dosagem ,pois ACOXIA de 120 mg tem registro cancelado pela anvisa, permitido apenas de 60 e 90 mg.e é contra indicado a pessoas com doenças cardíacas isquemia e vascular.

    2- A que classe de medicamentos pertence o Arcoxia?
    R= Pertence a classe dos anti-inflamatórios não-esteróidais (AINES).

    3- Ele é o nome comercial ou a denominação genérica do medicamento?
    R= Nome comercial pois é um medicamento que usa como princípio ativo o etoricoxibe.

    4- Por que o médico receitou tal medicamento?
    R= Porque ela apresentava , inflamação no joelho, e queixava-se de dor, ARCOXIA inibe o processo inflamatório e dar alivio a dor e tem efeito analgésico, antipirético, e antiflamatorio.

    5- A prescrição foi correta? Como o arcoxia age no corpo?
    R= Não pois de 120mg estar suspensa pela anvisa . Age com atividade anti-inflamatória, analgésica e antipirética por ser um inibidor seletivo da cicloxigenase-2 (COX-2)

    6- Qual a indicação farmacológica deste medicamento?
    R= Tratamento agudo e crônico dos sinais e sintomas da osteoartrite (OA) e da artrite reumatóide (AR); tratamento da espondilite anquilosante; alívio da dor crônica.

    7- Porque a paciente apresentou tonturas, dores no peito, palpitação, falta de ar, inchaço e dores de cabeça alguns dias após ter iniciado o tratamento com o Arcoxia?
    R= Porque essas são algumas das reações adversas que o medicamento pode causar.

    8- Tem alguma relação com o uso do captopril?
    R= O etoricoxib interagindo com o captopril causa diminuição dos efeitos antihipertensivo dessa droga.

    9- A que classe de drogas pertence esta droga?
    R= É um anti-hipertensivo e pertence ao grupo de inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina)

    10- Qual o possível diagnóstico do paciente, feito pelo médico, ao prescrever captopril 50mg?
    R= Hipertensão

    ResponderExcluir
  8. Turma:AMO4(Matutino)
    Equipe:Cleber pinto,Jaciara Ribeiro,Ivone Melo,Emanuela silva, Urania Feira


    RESPOSTAS

    1- sim, pois a ARCOXIA é um medicamento que exeste a atividade analgesico e antiflamatorio, esse medicamento é um potente inibidor altamente seletivo do cicloxigenose-2(cox-z)que acusa os estimulos imflamatorio.

    2-A ARCOXIA pertence a classe dos antiflamatorio não - steriodal.

    3- Arcoxia e o nome comercial do etoricoxibe.

    4- Por causa da inflamação que o paciente apresentava no joelho que provavelmenete algia no local. A Arcoxia tem efeito antinflamatorio e analgesimo.

    5- Sim, a prescrição de uma medicação que spre as necessidade do paciente.

    6- A Arcoxia inibe a ciclogenose - 2. sendo que este é responsável pela sintese de mediadores prostonoide da dor,inflamação e da febre.

    7- Esse medicamento é indicado no tratamento agudo e cronico dos sinais e sintomas da osteoartrite e artrite reumatoide, tratamento agudo da gota,alivio da dor aguda e cronica tratamento de disminorreia primaria.

    8- Esses sinmtomas apresentado pelo paciente,são efeitos colaterias que podem acontecer ao usuario da Arcoxia.Porém o uso do capteropil que é um antihipertensivo pode ter colaborado para a ´piora do quadro aprensentado,pois o captropil e a arcoxia não devem ser usados juntos.

    9-O captropil pertence a classe dos inibidores da eca.

    10- Eles agem inibindo a eca,isso ocorrendo não vai haver a conversão da angiotensina I em angiotensina II,com isso ocorre as vasodiltação e assim a diminuição da pressão anterial.

    11- Esse pacienter é portador da hipertensão arterial.

    ResponderExcluir
  9. 1 - A prescrição está correta.O medicamento arcoxia tem atividades antiflamatória, analgésica e antipirética e é um potente inibidor, altamente seletivo da cicloxigenase – 2 (COX – 2) que acusa os estímulos inflamatórios.

    2 - Pertence a classe dos anti-inflamatórios não-esteróidais (AINES).

    3- ARCOXIA é o nome comercial do etoricoxibe.

    4-O médico prescreveu esse medicamento porque o paciente estava com um quadro de inflamação no joelho, e o arcoxia inibe o processo inflamatório da dor inflamatória (efeito analgésico) e do calor (antipirético); é altamente seletivo da
    COX – 2.

    5-Sim. Pois aliviaria o processo inflamatório e a dor do paciente e não causaria efeitos adversos.

    6-Age com atividade anti-inflamatória, analgésica e antipirética por ser um inibidor seletivo da cicloxigenase-2
    (COX-2), e não bloqueia a COX-1 que protege contra a ocorrência de úlceras no estômago, com menos risco de úlceras

    7- No tratamento agudo e crônico dos sinais e sintomas da osteoartrite e da artrite reumatóide,tratamento agudo da gota,da dismenorréia primária, alívio da dor aguda e crônica.

    8- a paciente apresentou tonturas, dores no peito, palpitação, falta de ar, inchaço e dores de cabeça alguns dias após ter iniciado o tratamento com o Arcoxia porque o etoricoxib interagindo com o captopril causa diminuição dos efeitos antihipertensivo dessa droga.

    9-Pertence ao grupo de inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina).

    10- O captpril inibe a (ECA) conversão da angiotensina I em angiotensina II , um vasodilatador potente. Reduzindo a formação de angiotensina II, diminui a resistência arterial periférica e as retenções de sódio e água, o que consequentemente diminui a pressão arterial.


    11- Hipertensão arterial.


    TURMA BN04
    ENFERMAGEM
    Componentes:
    Jéssica Queiroz de jesus
    Diana Fontes
    Fernanda Laranjeira
    Tayane Cristina
    Caine Teixeira

    ResponderExcluir
  10. Turma 4 AN Enfermagem

    Componentes:

    Adriana Alcântara

    Eliene Campos
    Ivana Rios

    Tássia Emanuela Silva

    TERCEIRO ESTUDO DE CASO: FARMACOLOGIA

    1- O médico deveria questionar se a paciente fazia uso de algum medicamento, neste caso o CAPTOPRIL. Para a lesão no joelho, a prescrição foi correta, o ARCOXIA é um inibidor seletivo da COX-2. E quando usado inibe os estímulos causados pela COX-2, agindo como antiinflamatório, analgésico e antipirético. Antes de iniciar o tratamento com Arcoxia, o médico deve se certificar de que os medicamentos que a paciente já está a tomar continuarão a atuar de forma conveniente ou apresentarão reações adversas.
    2- Pertence a classe dos AINES. Antiinflamatórios não-esteróidais.
    3- Nome comercial. Seu Princípio Ativo é o Etoricoxibe.
    4- Pois a paciente apresentava , inflamação no joelho, e queixava-se de dor, Arcoxia ajuda a reduzir a dor e inchaço (inflamação) nas articulações e músculos. É um medicamento que inibe o processo inflamatório e dar alivio a dor e tem efeito analgésico, antipirético, e antiflamatório.
    5- É um fármaco de toma oral com ação antiinflamatória não esteróide (AINE), analgésica e antipirética. O Arcoxia é um medicamento do grupo de medicamentos chamados inibidores selectivos da COX-2. Ele age inibindo a cicloxigenase – 2. A COX – 2 é responsável principalmente pela síntese de mediadores prostanóides da dor, da inflamação e da febre.
    6- Age com atividade anti-inflamatória, analgésica e antipirética, pois bloqueia a cox-2 e, desse modo, reduz a dor e a inflamação, alivia a dor e a inflamação com menos risco de úlceras no estômago em comparação com outros AINES.
    7- É um medicamento indicado no tratamento da osteoartrite;tratamento da artrite reumatóide; tratamento de espondilite anquilosante (inflamação da coluna e de grandes articulações); alívio da dor; tratamento das cólicas menstruais; tratamento das crises de gota e no tratamento da dismenorréia primária e no alívio da dor crônica.
    8- O uso do Arcoxia pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. A paciente pode ter apresentado reações adversas , pois o medicamento pode causar dispnéia, pirose, náuseas, hipertensão, edema, tontura e cefaléia e aumento da ALT e AST, devido reação medicamento, Houve interação medicamentosa pois ela faz uso do Captopril.
    9- Provavelmente sim. A paciente faz uso de Captopril e com o uso do Arcoxia esse quadro agravou-se causando os desconfortos descritos. O etoricoxibe diminui os efeitos do anti-hipertensivo utilizado pela paciente ( Captopril).
    10- O medicamento Captopril é um anti-hipertensivo e pertence ao grupo de inibidores da ECA. Enzima conversora da angiotensina I (ECA I).

    11- É um fármaco do tipo inibidor da enzima conversora da angiotensina I, a ECA. A ECA I permite a conversão da angiostensina I em angiostensina II. Os efeitos benéficos do Captopril na hipertensão e na insuficiência cardíaca parecem resultar principalmente da supressão do sistema renina-angiotensina-aldosterona, resultando em concentrações séricas diminuídas de angiotensina II e aldosterona. A redução da angiotensina II leva à uma secreção diminuída de aldosterona e, como resultado, podem ocorrer pequenos aumentos de potássio sérico, juntamente com perda de sódio e fluidos reduzindo a retenção de sódio e água, diminui a pressão arterial.
    12- Diagnóstico de Hipertensão arterial.

    ResponderExcluir
  11. turma 4AN

    ITANA MASCARENHAS
    CILEIA DE FÁTIMA
    SILVIA NERES
    LADJANE ARMEDE
    TATIANA MEIRA

    1º A POSIÇÃO DO MEDICO ESTÁ CORRETA. POIS O MEDICAMENTO ARCOXIA TEM ATIVIDADES ANTIFLAMATÓRIA, ANALGÉSIGA E ANTIPIRÉTICA E É UM POTENTE INIBIDOR ALTAMENTE SELETIVO DA CICLOXIGENASE-2 (COX-2)INIBINDO OS ESTÍMULOS CAUSADOS PELA COX 2.

    2- PETENCE A CLASSE DOS AINES INIBE A COX 2, ANTIFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS

    3- ARCOXIA É O NOME COMERCIAL DO ETEROCOXIB

    4- POIS PELA INFLAMAÇÃO DO JOELHO DA PACIENTE O MEDICAMENTO INIBE O PROCESSO INFLAMATÓRIO JA QUE É ALTAMENTE SELETIVO. AGINDO ASSIM NO LOCAL DA INFLAMAÇÃO

    5-SIM. POIS AGIRIA NA INFLAMAÇÃO DIMINUINDO A DOR.

    6- AGE INIBINDO A COX-2, (CICLOXIGENASE-2)

    7-TRATAMENTO AGUDO E CRÔNICO DOS SINAIS E SINTOMAS DA OSTEOARTRITE EARTRITE REUMÁTICA, ALIVIO DA DOR AGUDA E CRÔNICA; TRATAMENTO DA DISMINORRÉIA PRIMÁRIA.

    8-O MEDICAMENTO POSSUI ALGUMAS REAÇÕES ADVERSAS, AGINDO NO APARELHO CARDIOVASCULAR.

    9-CAPTOPRIL É UM HIPOTENSOR ARTERIAL( INIBIDOR DA ECA), OU BLOQUEADOR DOS CANAIS DE CALCIO


    10- INIBE A CONVERSÃO DA ANGIOTENSINA I EM ANGIOTENSINA II, UM VASODILATADOR POTENTE. DIMINUI A RESISTENCIA ARTERIAL PERIFÉRICA, REDUZ RETENÇÃO DE SÓDIO E ÁGUA DIMINUINDO A P.A.

    11- HIPERTENSÃO ARTERIAL

    ResponderExcluir
  12. TURMA 4AN
    ENFERMAGEM
    Cândida Isabelle Barberino
    Daniela Lessa
    Michelle Dias
    Mirlene Pessoa
    Renildes Paixão

    1. Não, pois além da venda ARCOXIA 120mg ter sido proibida pela ANVISA, a paciente sofre de hipertensão e faz uso do CAPTOPRIL que pode ter sua ação hipertensiva reduzida ao ser associado com o uso da ARCOXIA.
    2. Pertence a classe dos antiinflamatórios não esteróides (AINES).
    3. ARCOXIA é o nome comercial. O princípio ativo é ETORICOXIBE.
    4. Porque o ARCOXIA é um inibidor seletivo da COX-2 inibindo os estímulos causados pela COX-2 e ajuda a reduzir a dor e inchaço (inflamação) nas articulações e músculos.
    5. Não, pois além da ARCOXIA 120mg ter sido proibida pela ANVISA, o médico errou ao não verificar o histórico da paciente.
    6. Age bloqueando a Cox-2 e desse modo reduz a dor e a inflamação e não bloqueia a Cox-1, pois ela protege contra a ocorrência de ulceras no estômago.
    7. È indicada no tratamento de osteoartrite, artrite reumatóide, espondilite anquilosante, cólicas menstruais e crises de gota.
    8. Pois essas são reações adversas do medicamento, que podem ter se exacerbado devido ao uso do CAPTOPRIL.
    9. As reações podem ter sido potencializadas devido o uso do CAPTOPRIL.
    10. É um anti-hipertensivo e pertence ao grupo de inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina).
    11. Bloqueia a ação da enzima conversora da angiotensina. Menor formação de angiotensina II, potente vasoconstrictor e estimulador da aldosterona. O IECA é inibidora também da degradação da bradicinina, potente vasodilatador, que, portanto tem sua ação aumentada.

    ResponderExcluir
  13. rosana de jesus conceição
    turma bm04
    equipe rosana conceição
    milena sacramento
    marcele barbosa

    1-esta correta pois a medicação ARCOXIA pois é antiflamatoria, analgesica e antepiretica ela é inibidora do cicloxigenose.
    2-é antiflamatorio nã esteroidal.
    3-comercial seu principio ativo é o etoxicoxibe.
    4-por causa do quadro apresentada e do relato da mulher que deu entrada na unidade.
    5-esta correta pois ele se basiou nas queixas da paciente.
    6-é indicado para pacientes com problemas ortopedicos tais como osteoartrite e artrite reumatica entre outros.
    7-as quiexas da paciente foi reação adversas do medicamento.
    8-estas queixas se deu porque a medicação ARCOXIA não pode ser associada com outro medicamento como o captopril.
    9-pertence a classe dos inibidore da ECA
    10-a medicação captopril é uma medicação antihipertensiva inibidora da ECA
    11-hipertenção arterial.

    ResponderExcluir
  14. Resposta:

    1-Sim, poisArcoxia é um potente analgésico e antiinflamatório. O princípio ativo é o etoricoxib, cujas características farmacológicas garantem um rápido início de ação 24 minutos, um prolongado efeito analgésico e antiinflamatório 24 horas e um excelente perfil de segurança.

    2-Arcoxia pertence à mesma classe dos inibidores da enzima,antiinflamatórios não-esteroidais ou seletivo da COX-2.

    3-ARCOXIA. Tem nome comercial ETORICOXIBE.

    4-Devido o quadro que a paciente apresentava que era de inflamação, e devido à sua alta eficácia analgésica e antiinflamatória e seu perfil de segurança, Arcoxia™ é o produto ideal para as afecções dolorosas.

    5-Sim,por ser é um antiinflamatório não esteróide (AINE) que apresenta atividade antiinflamatória, analgésica e antipirética.

    6-agem bloqueando a enzima cicloxigenase-2 (COX-2), que catalisa a reação do ácido araquidônico, (ácido graxo presente nas membranas celulares), levando-o à formação de prostaglandinas pró-inflamatórias.

    7-Arcoxia é indicado para o tratamento sintomático da dor aguda e crônica, osteoartrite, artrite reumatóide, lombalgia, dismenorréia e gota.

    8-Relatos sugerem que os AINEs não-seletivos e os inibidores seletivos da COX-2 podem diminuir os efeitos anti-hipertensivos dos inibidores da ECA. Essa interação deve ser considerada quandoARCOXIA for administrado concomitantemente com inibidores da ECA causandohipotenção ,desconforto,possibilitando apresentação de tonturas, dores no peito, palpitação, falta de ar, inchaço e dores de cabeça.

    9-Acoxi são inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (ECA) e Antagonistas da Angiotensina II (AAII): é Cptopril é Inibidor competitivo da ECA, Impede a conversão de angiotensina I em II.

    11-O captopril pertence a classe dos antipertensivos classicos.
    12-Apois apresentar esses sintomas com dor de cabeça , mal estar , tonturas e sangramento nasal não apresentam uma boa correlação com níveis elevados da pressão arterial . Muitas vezes , vigência de complicações cardiovasculares se tem como diagnostico a HIPERTENSÃO .

    ResponderExcluir
  15. Turma BM04
    Carine Aparecida França Alves
    Carla Carvalho da Paixão
    Rebeca Marcele Varjão
    Rubenilda Miranda Nogueira

    1- A prescrição do ortopedista está correta para o tratamento da lesão no joelho, porém o médico deveria perguntar se a paciente faz uso de outro medicamento. Com o uso do Arcoxia poderá ocorrer uma elevação da pressão arterial, reduzindo a ação do Captopril.
    2- Pertence a classe dos Antiinflamatórios Não Esteroidais (AINES), são inibidores seletivos da COX-2.
    3- Arcoxia é o nome comercial do Eterocoxib.
    4- Porque o medicamento Arcoxia exercem efeitos analgésicos, antipiréticos e antiinflamatórios.
    5- Sim, pois o médico se baseou nos sintomas que indicam inflamação.
    6- O Arcoxia inibe a COX2, age apenas no local da inflamação e possuem menos efeitos colaterais gastrointestinais pois não agem na COX1.
    7- A indicação farmacológica deste medicamento é para: osteoartrite, artrite reumatóide e dores agudas e crônicas.
    8- Porque este medicamento possue efeitos adversos graves relacionados ao aparelho cardiovascular, como elevação da pressão arterial.
    9- Não, pois o Arcoxia interfere na ação farmacologica do Captopril, mas o Captopril não impede os efeitos adversos do Arcoxia.
    10- O Captopril é um hipotensor arterial inibidor da ECA.
    11- São dois os mecanismos de ação: inibe a ECA, não haverá conversão da angiotensina I em angiotensina II, diminuindo a aldesterona, reduzindo as retenções de sódio e água e diminuindo o volume sanguíneo; inibe a enzima conversora da braditimina que não é inativada, ficando mais tempo no organismo e como é um vasodilatador diminui a P.A.
    12- O diagnóstico do médico ao prescrever o captopril é de hipertensão arterial.

    ResponderExcluir
  16. ENFERMAGEM 4BN -ANDREIA SANTANA, INGRID SALES, LUANA BARBOSA, NINAIARA FERNANDES, MIVIA QUEIROZ
    QUESTÃO 1-SIM, PORQUE ESTE TIPO DE MEDICAMENTO É UM ANTINFLAMATORIO QUE AGE NA COX2 EXERCENDO ATIVIDADE ANALGESICA E ANTINLAMATORIA, POREM O MEDICO NAO VERIFICOU NO MOMENTO DO ATENDIMENTO ATRAVES DOS DADOS COLHIDOS DA PACIENTE SE A MESMA FAZIA USO DE MEDICAMENTOS RELACIONADOS A OUTRAS PATOLOGIAS,A EXEMPLOS DOS ANTIHIPERTENSIVOS QUE NAO PODE SER USADO JUNTAMENTE COM O ARCOXIA.
    QUESTAO 2
    AINES-ANTI-INFLAMATORIOS NAO ESTERIODAIS SELETIVOS
    QUESTÃO 3
    ARCOXIA É NOME COMERCIAL
    QUESTAO 4
    RECEITOU PORQUE E UM ANTIINFLAMATORIO QUE AGE INIBINDO A COX 2, AGINDO NO LOCAL DA INFLAMAÇÃO
    QUESTAO 5
    A PRESCRIÇÃO NAO FOI CORRETA, POIS O ACOXIA DE 120 MG ESTA SUSPENSO PELA AVISA E O MESMO NAO PROCUROU INVESTIGAR A HISTORIA CLINICA DA PACIENTE PARA SE CERTIFICAR DE OUTROS MEDICAMENTOS POSSIVEIS CASO ESTIVESSE EM USO A EXEMPLO DO ANTIHIPERTENSIVO POR NAO PODER SER USADO JUNTO COM O ARCOXIA.
    QUESTAO 6
    AGE INIBINDO A ENSIMA COX 2 Q ESTÁ RELACIONADA AO PROCESSO INFLAMATORIO NO NOSSO CORPO E ASSIM REDUZ A DOR E A INFLAMAÇÃO
    QUESTÃO 7
    É INDICADO PARA OSTEOARTROSE , ARTRITE REUMATOIDE, E OUTRAS DOENÇAS QUE ENVOLVAM DOR E INFLAMAÇÃO NAS ARTICULAÇÕES E MUSCULOS.
    QUESTAO 8
    PORQUE O ARCOXIA É DO GRUPOD DE MEDICAMENTOS CHAMADOS INIBIDORES SELETIVOS DA COX 2 E ESSE GRUPO DE MEDICAMENTO CAUSA EFEITOS ADVERSOS RELACIONADOS AO APARELHO CARDIOVASCULAR COMO CEFALEIA, FALTA DE AR,DOR NO PEITO(ANGINA), PALPITAÇÃO ENTRE OUTROS.VALE DIZER: QUE ESTE GRUPO DE DROGAS NAO CAUSAM EFEITOS ADVERSOS RELACIONADOS AO TGI.
    QUESTAO 9
    SIM, PORQUE O ARCOXIA NAO É INDICADO PARA SER USADO JUNTO COM MEDICAMENTOS PARA O CONTROLE DA PRESSAO ARTERIAL(ICC), CHAMADOS DE INIBIDORES DA ECA,BLOQUEADORES DOS RECEPTORES DA ANGIOTENSINA, POIS ESTE MEDICAMENTO PODE DIMINUIR OS EFEITOS ANTIHIPERTENSIVOS DOS INIBIDORES DA ECA.
    QUESTAO 10
    O captopril pertence a classe dos antihipertensivos
    questa0 11
    age inibindo a fosfolipase A2 q inibe a toda cascata do acido araquidonico q liberam mediadores quimicos (como leucotrienos, tromboquixanos, prostaglandina )envolvidos no processo inflamatorio.
    questao 12
    hipertensao arterial

    ResponderExcluir
  17. 4 semestre noturno
    ana aparecida fernandes
    carla gonzaga
    hortencia van der veere
    janaira soares

    sim. o arcoxia pertence aos anti-inflamatórios não-esteroidais seletivos. porque o arcoxia além de ser um anti-inflamatório, tem efeito analgésico, logo além de tratar da inflamação, devido a queda do paciente, diminuiria sua dor. frente ao acidente que aconteceu, sim. ele inibe a ação da cox-2, liberado prostaglandina e outros mediadores químicos para diminuir a vasodilatação e a permeabilidade capilar. é um medicamento vendido com retenção da receita desde 2008, devido a elevação da pressão arterial e aumento nos casos de infarto e derrames. porque sua pressão arterial estava muito alta. sim, o arcoxia é um vasoconstrictor , entretanto o captropil é um vasodilatador, devido ao uso do captopril o arcoxia teve uma reção química. o captopril é um inibidor da eca que age inibindo a eca que não haja a produção de angiotensina ii, logo, de aldosterona, diminuindo a retenção de água e sódio e diminuindo o volume sanguineo e consequentimente diminui a pressão sanguinea. o possivel diagnostico é hipertensão arterial.

    ResponderExcluir
  18. Alunos: Andréia Ferreira dos santos
    Gilca Fabiana
    Henrique Sacramento
    Lucas Lima
    Marcio Catarino

    Turma AN04

    1- sim, pois a ARCOXIA é um medicamento que tem a atividade analgésica e antiflamatorio, esse medicamento é um potente inibidor altamente seletivo do cicloxigenose-2(Cox-z) que acusa os estímulos inflamatórios.

    2- - Pertence à classe dos antiinflamatórios não-esteróidais (AINES).

    3- Arcoxia e o nome comercial do etoricoxibe.

    4- Por causa da inflamação que o paciente apresentava no joelho que age no local. A Arcoxia tem efeito antiinflamatório e analgésico.

    5- -Sim. Pois melhoraria o processo inflamatório e a dor do paciente

    6- A Arcoxia inibe a ciclogenose - 2. Sendo que este é responsável pela síntese de mediadores prostonoide da dor, inflamação e da febre.

    7- Esse medicamento é indicado no tratamento agudo e crônico dos sinais e sintomas das artrites reumatóides, tratamentos agudos da gota aliviam da dor aguda e crônico tratamento de disminorreia primaria.

    8-. Pois essas são reações adversas do medicamento, que podem ter se aumentado devido ao uso do CAPTOPRIL.

    9-O captropil pertence à classe dos inibidores da eca.

    10- Eles agem inibindo a eca, isso ocorrendo não vai haver a conversão da angiotensina I em angiotensina II, com isso ocorre as vasodiltação e assim a diminuição da pressão arterial.

    11- Esse paciente é portador da hipertensão arterial.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo disse...

    Alunos: Andréia Ferreira dos santos
    Gilca Fabiana
    Henrique Sacramento
    Lucas Lima
    Marcio Catarino

    Turma AM04

    1- sim, pois a ARCOXIA é um medicamento que tem a atividade analgésica e antiflamatorio, esse medicamento é um potente inibidor altamente seletivo do cicloxigenose-2(Cox-z) que acusa os estímulos inflamatórios.

    2- - Pertence à classe dos antiinflamatórios não-esteróidais (AINES).

    3- Arcoxia e o nome comercial do etoricoxibe.

    4- Por causa da inflamação que o paciente apresentava no joelho que age no local. A Arcoxia tem efeito antiinflamatório e analgésico.

    5- -Sim. Pois melhoraria o processo inflamatório e a dor do paciente

    6- A Arcoxia inibe a ciclogenose - 2. Sendo que este é responsável pela síntese de mediadores prostonoide da dor, inflamação e da febre.

    7- Esse medicamento é indicado no tratamento agudo e crônico dos sinais e sintomas das artrites reumatóides, tratamentos agudos da gota aliviam da dor aguda e crônico tratamento de disminorreia primaria.

    8-. Pois essas são reações adversas do medicamento, que podem ter se aumentado devido ao uso do CAPTOPRIL.

    9-O captropil pertence à classe dos inibidores da eca.

    10- Eles agem inibindo a eca, isso ocorrendo não vai haver a conversão da angiotensina I em angiotensina II, com isso ocorre as vasodiltação e assim a diminuição da pressão arterial.

    11- Esse paciente é portador da hipertensão arterial.

    ResponderExcluir
  20. Simone Paula da Silva26 de maio de 2010 às 19:49

    TBM04
    EQUIPE:
    1)Mayara Carvalho
    2)Paloma Moura
    3)Simone Paula
    4)Thuane Leal

    RESPOSTAS
    01)A prescrição do médico está correta para o tratamento da lessão no joelho desta paciente, pois o medicamento Arcoxia tem ação analgésica e antiflamatória. O médico errou em não perguntar a paciente se ela fazia ou não uso de medicação, indicando Arcoxia 120mg, pois está medicação tem registro suspenso pela Anvisa, alem disso pode provocar efeitos prejudiciais para a paciente tais como: elevação da pressão arterial, diabetes, ataque isquêmico transitório.

    02)A Arcoxia pertence a classe dos antiinflamatórios não esteridais (AINES), são inibidores seletivos da COX-2.

    03)É o nome comercial do ETEROCOXIBE.

    04)O medicamento foi prescrito porque a paciente encontrava-se com inflamação no joelho. Sendo a Arcoxia um antiflamatório (tem efeito analgésico), o médico prescreveu porque o medicação seria eficaz para o tratamento da paciente.

    05)Sim. Porque o quadro clinico da paciente era de inflamação.

    06) O Arcoxia age inibendo a COX-2 no processo inflamatório, da dor inflamatória e do calor. Tem efeito local e possui menos efeitos colaterais que o COX-1.

    07)O medicamento tem indaicação farmacologica para tratamento de:
    a)Dores agudas,
    b)Dores crônicas,
    c)Artrite rematoide,
    d)Colicas menstruais.

    08)Porque o uso deste medicamento pode aumentar a pressão arterial em alguma pessoas, especialmente em altas doses, isto aumenta o risco de ataque cardiacos e derrames. Pode provocar tambem, aumento de doenças coronarianas, diabetes e colesterol alto.

    09)Não. Pois a Arcoxia agi interferindo na ação farmacologica do Captopril, que é um hipotensor arterial (inibidor da ECA).

    10)Captopril é um medicamento hipotensor arterial, pertence a classe de inibidor da ECA.

    11)O possivel diagnóstico da paciente, feito pelo médico ao prescrever Captopril 50mg, é de hipertensão Arterial.

    ResponderExcluir
  21. equipe de Elsia disse:
    1-ele é um antiinflamatorio não esteroida´l, a prescriçao estava certa , a postura do ortopedisra não pois ele não perguntou se a paciente usava outro medicamento
    2-esse é o nome genérico
    3- a prescriçao foi correta pois serve para dores agudas e cronicas
    4-age apenas no local da inflamaçao
    5- osteorartrite,artrite reumatoide,dores agudas e cronicas.
    6-porque o uso prolongado desse farmaco pode causar esses sintomas e inclusive o aumento da pressão arterial,mesmo com o uso do captopril que teria sua acao diminuida
    7-Captopril,hipotensor inibidor da ECA.
    8- Diminuir os valores pressóricos, através da inibiçao da ECA.
    9- Para o uso do captopril o diagóstico é de hipertensão arterial.

    turma bn-o4: Elsia Ferreira, Conceicão Frias,Mivia Maria ,Iramar Barbosa, Marcio Cunha

    ResponderExcluir
  22. Equipe AM 04 - Carmen Florencia, Fernanda Santos, Gildete Santana, Raquel Meire

    1-Não, pois, a ANVISA cancelou o registro do antiinflamatório Arcoxia 120 mg, por aumentar riscos de doenças coronarianas.

    2- Antiinflamatórios não-esteroidais

    3- É o nome comercial, que pode ser vendido como: Algix, Arcoxia, Tauxib. E o principio ativo é Etoricoxib

    4- Usados para diminuir a dor e a inflamação. ARCOXIA é um inibidor seletivo da COX-2

    5-Não, por que foi receitado um medicamento proibido, somente o Arcoxia de 60 e 90 mg estão liberados pela ANVISA e ajudariam a paciente no tratamento

    6- O nosso organismo produz dois tipos de enzimas semelhantes denominadas COX-1 e COX Uma das funções da COX-1 estão relacionadas com a proteção do estômago, enquanto a COX-2 participa nos processos inflamatórios e dolorosos das articulações.

    7- É um medicamento utilizado para tratamento artrite reumatóide, osteoartrite, dor lombar crônica, dor aguda e gota.

    8- São efeitos adversos do medicamento, e provavelmente pela idade de 50 anos e ser obesa a paciente tenha outra patologia associada

    9- se a paciente faz uso de captopril então ela tem hipertensão e o arcoxia é contra indicado para pacientes com problemas cardíacos por causar distúrbios cardíacos: insuficiência cardíaca congestiva, palpitações, angina; Distúrbios vasculares e crise hipertensiva

    10- Anti-hipertensivo

    11- Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA), que é uma enzima responsável pela conversão de Angiotensina I em Angiotensina II.

    12- Hipertensão arterial

    ResponderExcluir
  23. COMPONENTES:
    ALICE SOUZA
    EDILENE IGLESIAS
    GIANCARLO DAMIANI
    JOSEANNE SOUZA
    JULIANA FELIX
    PEDRO CANTUÁRIO


    1-A prescrição não está correta,pois o medico não se informou acerca do histórico da patologia de hipertensão já instalada na paciente.Porém caso ela não tivesse problema de hipertensão,pois o medicamento é um antiinflamatório recomendado no período sintomático de inflamação.

    2-A arcoxia pertence a classe dos antiinflamatório não esteroidais(AINES),são inibidores seletivos do cox-2, e são COXIBS(recentes

    3-Nome comercial: Arcoxia
    Nome genérico:Etoricoxibe

    4-Mecanismo de ação: inibidores seletivos da COX 2.Portanto, age faz sumir os sinais da inflamação e age somente no local da inflamação,causando menos efeitos adversos.

    5-Porque por ser antiiflamatório ira eliminar a dor que é um dos sinais cardinais,sendo indicado o uso no período sintomático agudo.

    6-Não,pois este tipo de fármaco tem ação adversa sobre o paciente hipertenso,que é o caso da paciente citada não sendo indicado o uso para esse caso.

    7-É indicado para tratamento agudo e crônico dos sinais e sintomas da osteoartrite e da artrite reumatoide, tratamento da espondilite aquilosante, alívio da dor crônica.

    8- O arcoxia foi utilizado por uma paciente hipertensa,e todos efeitos apresentados no caso são inerentes ao fato do fármaco ter inibido a ação do Captopril.E todos efeitos são por causa da hipertensão.

    9-Não é recomendável o uso de arcoxia com o captopril,pois ele irá inibir a ação do hipertensivo.

    10- Ele é anti-hipertensivo e inibe a Enzima Conversora de Angiotensina(ECA).

    11- Inibidor da ECA( enzima conversora de angiotensina),por diminuição da Resistência Periférica, diminuição Débito Cardíaco e diminui a taxa de inativação da bradicinina,promovendo o seu aumento e a vaso dilatação dos vasos sanguíneos.

    12-Hipertensão Arterial.

    ResponderExcluir
  24. FACULDADE DOM PEDRO II TURMA: AM04

    ALUNOS:
    CRISTIANE URPIA
    GABRIELA CORREIA
    SORAIA BOTELHO
    TATIANE SANTIAGO
    THIARA PIÑEIRO

    1)A Prescrição está correta, pois como a Arcoxia tem efeito analgésico , antinflamatório e antipirético,aliviaria as dores que a paciente estava no joelho, porém o médico deveria ter perguntado se ela fez uso de outro medicamento, para evitar a elevação de pressão arterial.

    2)Pertencem a classe de antiflamatórios não-esteróidais.

    3)A ARCOXIA é o nome comercial do etoricoxibe.

    4)o medicamento foi prescrito´porque a paciente se encontrava com inflamação no joelho.

    5)A prescrição foi correta, pois a arcoxia por se antinflamátorio seria eficaz no tratamento da paciente.

    6)A ARCOXIA inibe a COX2 no processo de inflamação, dor e febre, age de forma local e tem menos efeitos colaterais que a COX 2.

    7)Esse medicamento é indicado no tratamento agudo e crÔnico dos sinais e sintomas da osteoartrite e artrite reumatoide,dor lombar crônica e cólicas menstruais.

    8) Porque essas são algumas das reações adversas que o medicamento pode causar que pode ser aumentado associado ao uso do CAPTOPRIL.

    9)Captopril é um hipotensor arterial (inibidor da ECA I, vasos dilatador coronariano), PORTANTO TEM RELAÇÃO COM O USO DO CAPTOPRIL.

    10)pertence a classe dos inibidore da ECA.

    11)Ele inibe a conversão da angiotensina I em angiotensina II, um vasodilatador potente. Reduz a formação de angiotimina II, diminuindo a resistência arterial periférica.

    12)Hipertensão Arterial.

    ResponderExcluir
  25. Professora está faltando uma componente nas resposta acima: Lorena Bittencout dos Anjos.
    Obrigada.
    Soraia AM04

    ResponderExcluir