sexta-feira, 7 de maio de 2010

ESTUDO DE CASO: PROTEINAS: ALUNOS DE BIOQUIMICA

O que é escorbuto?Explique detalhadamente porque uma pessoa pode desenvolver esta doença por falta da ingestão de uma determinada vitamina.Quem é essa vitamina?Quais os sintomas desta doença?Ela esta relacionada a produção de alguma proteina? Qual? Explique esta relação. Qual o papel desta proteina para o nosso organismo?Como ela pode se classificar de acordo com o número de cadeias polipeptidicas?Justifique a resposta.Ela é uma proteina globular ou fibrosa?Porque?

ATENÇÃO: VOCÊS TERÃO DO DIA 07/05 ATE O DIA 14/05 PARA RESPONDER.
FORMEM EQUIPES DE 5 PESSOAS PARA RESPONDER;
POSTEM A RESPOSTA SOB A FORMA DE COMENTARIO: CUIDADO! APOS A POSTAGEM DA RESPOSTA ELA NÃO PODERÁ SER MAIS MODIFICADA;
NO FINAL DA RESPOSTA DEVE CONTER O NOME COMPLETO DE TODOS OS COMPONENTES DA EQUIPE E A TURMA A QU PERTENCEM.


SUCESSO! LEMBREM-SE! SEU FUTURO DEPENDE DE SEUS ESTUDOS.
BJ
PRÓ.

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. CRISTIANE VILLA FLOR / ERON SOARES / CRISTINA GÓES / CRISTIANO CUNHA / JAQUELINE CARVALHAL13 de maio de 2010 às 13:56

    FACULDADE DOM PEDRO II
    TURMA 1AN - NOTURNO
    CURSO ENFERMAGEM


    RESPOSTAS:


    ESCORBUTO É UMA DOENÇA DESENVOLVIDA PELA CARÊNCIA DE VITAMINA C E TAMBÉM PELA FALTA DE MINERAIS E FERRO NO ORGANISMO, UMA PESSOA PODE DESENVOLVER ESTA DOENÇA DEVIDO A FALTA DE INGESTÃO DE VITAMINA C QUE O CORPO NECESSITA PARA A SÍNTESE DE ADRENALINA, FORMAÇÃO DE BILIARES, DE HORMÔNIOS ESTERÓIDES ENVOLVIDOS NA REAÇÃO DE ALARME (ESTRESSE) E O AUMENTO DA ABSORÇÃO INTESTINAL DO FERRO NÃO HEME, ESTÁ ASSOCIADA A SÍNTESE DE COLÁGENO QUE PROTEGE CONTRA AÇÃO DE RADICAIS LIVRES NO ORGANISMO, E A PRINCIPAL VITAMINA É A VITAMINA C.
    SEU SINTOMA É SANGRAMENTO E INFLAMAÇÃO GENGIVAL COM CONSEQUENTE PERDA DOS DENTES, INFLAMAÇÃO E DOR NAS ARTICULAÇÕES, SENSAÇÃO DE FRAQUEZA, DIFICULDADE DE COAGULAÇÃO E CICATRIZAÇÃO, QUEDA DE CABELOS, DORES MUSCULARES E RESISTÊNCIA A INFECÇÕES.
    ESSA DOENÇA ESTA RELACIONADA A PRODUÇÃO DA PROTÉINA DE COLÁGENO, SUSBSTÂNCIA FUNDAMENTAL PARA O TECIDO CONJUNTIVO SENDO QUE OS SINTOMAS DECORREM DO COMPROMETIMENTO DA INTEGRIDADE DOS TECIDOS E ESSAS DEFICIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE POR HEMORRAGIAS QUE PARECEM TER DEFEITO POR SINTESE DE COLÁGENO QUE MANTÉM INTEGRA A PAREDE DOS CAPILARES. O PAPEL FUNDAMENTAL DESTA PROTEÍNA NO NOSSO ORGANISMO É QUE A FUNÇÃO QUE ELA EXERCE MANTEM A CÉLULA UNIDA SENDO O COMPONTENTE PROTÉICO DE ORGÃOS COMO A PELE, CARTILAGENS E OSSOS. PODE SE CLASSIFICAR DE ACORDO COM AS CADEIAS POLIPEPTÍDICAS CHAMADAS MONOMÉRICAS, APRESENTA PROTEÍNA FIBROSA POR QUE POSSUI FUNÇÃO ESTRUTURAL "RESISTÊNCIA" E ESTÁ ASSOCIADA A PRODUÇÃO DE COLÁGENO.

    ResponderExcluir
  3. SARA MARTINS / THAIS MIRANDA / VANESSA GONZAGA / VIVIAN MURIAVEICH – TURMA: ENFERMAGEM 01BN

    1 - Escorbuto é uma doença desencadeada pela carência grave de ácido ascórbico no organismo.

    2- A carência dessa determinada vitamina afeta o tecido conjuntivo, que, além de ser ricamente vascularizado, atua como suporte às paredes dos vasos sanguíneos, do osso, da dentina, da cartilagem provocando sangramentos.

    3 - Vitamina C

    4 - Seus sintomas são sangramento e inflamação gengival com conseqüente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos, entre outros. Esta doença, pode, inclusive, desencadear quadro de anemia, devido a pequenas hemorragias.

    5 - Sim. Colágeno. A vitamina C é um cofator da enzima prolil-hidrolixase, que faz a hidroxilação do aminoácido prolina nas cadeias alfa de colágeno. Essa hidroxilação é tão importante porque aumenta o número de ligações de hidrogênio na molécula e dá maior rigidez ao colágeno, que é a principal proteína estrutural do corpo. Quando o colágeno é produzido, acontece uma complexa série de eventos, alguns dentro e outros fora da célula. A vitamina C é ativa dentro da célula, onde hidroxila (adiciona hidrogênio e oxigênio) dois aminoácidos: a prolina e a lisina. Isso ajuda a formar uma molécula precursora chamada procolágeno, que é mais tarde mudada para colágeno, fora da célula. Sem vitamina C, a formação do colágeno é interrompida.

    6 - O colágeno é uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. Desempenha várias funções, como, por exemplo, unindo e fortalecendo os tecidos conferindo resistência estrutural.

    7 - Oligoméricas. Porque suas moléculas são fibrosas com 03 cadeias polipeptídicas helicoidais capazes de encurtamento e distensão Essa estrutura protéica justifica as propriedades físicas e biológicas do colágeno: rigidez, solidez e estabilidade.

    8 - Fibrosa. Porque apresentam moléculas distendidas e filamentosas, por isso esse tipo de proteína geralmente participa das funções estruturais no organismo conferindo resistência mecânica .

    ResponderExcluir
  4. TURMA- ENFERMAGEM 01BN

    PATRICIA ALMEIDA/SONILDA/ SANDRA/ VÂNIA/SUELI VIANA.



    1- Escorbuto é uma doença causada pela carência de vitamina C (ácido ascórbico) no organismo.

    2- A carência dessa determinada vitamina afeta o tecido conjuntivo,que além de ser ricamente vascularizada, atua como suporte as paredes dos vasos sanguíneos,do osso,da dentina, da cartilagem,etc.

    3- Vitamina C

    4- Além da hemorragia gengival, outros sintomas são: tumefação purulenta das gengivas, sensação de fraqueza, dores musculares e articulações, dificuldade de coagulação e cicatrização, menor resistência às infecções, inflamação, vermelhidão, queda de cabelo, desestabilização dos dentes, em alguns casos anemia devido a hemorragia gengival.

    5- A vitamina C estimula a produção do colágeno, substância fundamental para os tecidos conjuntivos, e os sintomas de tal doença decorrem do comprometimento da integridade desses tecidos. Essa vitamina é importantíssima para o corpo porque ela é um cofator da enzima prolil- hidroxilase, que faz a hidrolização do aminoácido prolina nas cadeias alfa de colágeno.Essa hidrolixilação é tão importante porque aumenta o numero de ligações de hidrogênio na molécula e dá maior rigidez ao colágeno que a proteína estrutural do corpo. Quando o colágeno é produzido, acontece uma complexa serie de eventos, intra e extracelular, A vitamina C é ativa dentro da célula, onde hidroxila (adiciona hidrogênio e oxigênio) dois aminoácidos: a prolina e a lisina. Isso ajuda a formar uma molécula precursora chamada procolágeno, que é mais tarde mudada para colágeno, fora da célula. Sem vitamina C, a formação do colágeno é interrompida.


    6- Responsáveis pela sustentação estrutural da célula e dos tecidos.Constitui a matriz extracelular do tecido conjuntivo

    7- Se classificam em oligoméricas, pois são formadas por três cadeias polipeptídicas, capazes de encurtamento e distensão, dando propriedades físicas e biológicas ao colágeno de rigidez e estabilidade.

    8- Fibrosa, Porque são proteínas que apresentam propriedades responsáveis pela força e flexibilidade das estruturas do organismo, apresentam moléculas distintas e filametosas.

    ResponderExcluir
  5. Turma: Enfermagem-01BN
    Israel Lisboa;Juliana Brito;Juliana Santos;Liliane Reis;Moisés Fonseca

    1- É uma moléstia carencial que incide em indivíduos ou grupos humanos alimentados,durante muito tempo,com dietas secas e conservadas por longo período.

    2- A carência desta vitamina afeta o tecido cojuntivo que além de ser ricamente vascularizada atua como suporte nas paredes dos vasos sanguíneos do osso,da dentina, da cartilagem.

    3- Vitamina C.

    4- O escorbuto provoca sintomas diferentes, segundo a idade ,não ocore nosprimeiros dois meses de vida e a epóca mais comum de aparecimento é aos seis meses, determinando:
    * Parada do crescimento
    * Perda de peso
    * Estado subfebril
    * Anemia(geralmente hipocrômica)
    * Edema
    * Anorexia
    * Diarréia
    * Adinamia
    * Dores Musculares
    Nos adultos,as gengivas apresentam-se intumescidas,hemorrágicas,retraídas,deixando expostas áreas maiores dos dentes,a dentina torna-se porosa e pouco calcificada,ocorre hiperemia da polpa,os dentes perdem firmeza podendo cair espontaneamente.

    5-Sim.O colágeno.A vitamina C é importantissíma para o corpo,porque ele é um cofator da enzima prolil-hidrolixase,fazendo a hidroxilação do aminoácido prolina nas cadeias alfa de colágeno.

    6-O colágeno por ser responsável por grande parte de suas propiedades físicas,e também na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo.

    7-Oligoméricas.Formada por três cadeias polipeptídicas,capazes de encurtamento e distensão.Dando justificação as propriedades física e biológicas do colágeno como elasticidade e rigidez.

    8-Proteína Fibrosa.Por apresentar moléculas distentivas e filamentosas.

    ResponderExcluir
  6. Turma: Enf 1an
    Alunos:
    Adria V. C. Carneiro
    Carla Guedes
    Chayene Brito
    Cristiane Pires
    Fabiana Santos

    Escorbuto e uma doença desencadeada pela deficiência da vitamina c.
    Como o ser humano não sintetiza o ácido ascorbico (vitamina c) ele deve ser ingerido na dieta pois é importante para diversas funções orgânicas como: Sintese do colageno; permite a integridade dos dentes e gengivas; participa do sistema imunológico; contribui para a absorção do ferro alimentar. Quando por algum motivo não ocorre a ingestão suficiente desta vitamina instala-se a carência da mesma, havendo assim o desenvolvimento do escorbuto.
    Ácido ascorbico (Vitamina C)
    Sintomas: Astenia, palidez, anemia, pele seca e áspera, não regeneração das feridas, fragilidade dos capilares sanguíneos levando a hemorragias cutâneas, subcutâneas nas pernas (púrpuras), nas gengivas, podendo levar à perda dos dentes e hemorragias subperiósteas e em casos mais graves perda da elasticidade muscular, reabertura de feridas antigas, fracturas ósseas. Nas crianças, acontece o compromentimento do crescimento ósseo, provocando dores articulares e dificuldade de movimentos.
    Sim, o colageno.
    A vitamina C é importante para o corpo porque ela é um co-fator da enzima prolil-hidrolixase, que dá maior estabilidade ao colágeno.
    É importante, pois é a principal proteína estrutural do corpo, constituinte da matriz orgânica óssea, dando rigidez aos ossos, forma fibras rígidas em tendões com enorme força de tensão, na pele toma forma de fibras frouxamente entretecidas que permite expansão para todas as direções e nos vasos sanguíneos formam redes elásticas.
    Oligomérica. Possui alfa-hélices tríplice de colágeno. Mais de uma cadeia.
    Fibrosa. Porque é formada por aminoácidos com flexibilidade limitada tornando o colágeno uma proteina rigida, geralmente linear.

    ResponderExcluir
  7. FACULDADE DOM PEDRO II
    TURMA 1 AN - NOTURNO
    CURSO ENFERMAGEM
    NOMES: Adla/Nadjane/Luciene/Eliseu/Avani/Arlinda

    Respostas
    Escorbuto é uma sindrome de deficiencia nutricional causada pela falta do acido ascorbico.

    A carência dessa determinada vitamina afeta o tecido conjuntivo, que, além de ser ricamente vascularizado, atua como suporte às paredes dos vasos sanguíneos, do osso, da dentina, da cartilagem causando sangramentos.Uma individuo pode desenvolver esta doençapor causa da falta de ingestão de vitamina C que o corpo precisa para a sintese de adrenalina,formação biliares, de hormonios esteroides e o aumento da absorção intestinal do Ferro não heme,esta associada a sintese de colageno que protege e dá resisencia contra os radicais live do organismo

    A vitamina C

    Sinais e Sintomas

    - enfraquecimento geral
    - halito fetido
    - tumefação purulenta
    - sangramento e fragilidade nas gengivas
    - perda dos dentes
    - queda de cabelo
    - hemorragias intramusculares intradermicas
    - dores musculares
    - dores nas articulações
    - desencadear quadro de anemia
    - má coagulação e cicatrização

    A vitamina C é um cofator da enzima prolil-hidrolixase, que faz a hidroxilação do aminoácido prolina nas cadeias alfa de colágeno.O colageno é sinetizado intracelularmente em pequena porções e exportado para fora da celula nde atravez da atuação de enzimas polimerizante é definido com a estrutura propria de colageno, em helice tripla. Cada uma desta 3 fitas de proteina são formados quase inteiramente por glicina (1/3 da sequencia), prolina, lisina, como por mas dos aminoacidos qe são modificados apos serem colocados pels ribossomos a hidroxiprolina e a hidroxilisino que são derivados da prolina e da lisina atraves de processos enzimaticos que são dependentes da vit.C, por esse motivo da deficiencia dessa vit. leva ao escorbuto, uma doença relacionada ao problema de sintese de colageno.

    São oligoméricas.Formada por três cadeias polipeptídicas,capazes de encurtamento e distensão.Dando as propriedades física e biológicas do colágeno como elasticidade e rigidez ( resistência).

    Fibrosa, Porque são proteínas que apresentam propriedades responsáveis pela força e flexibilidade das estruturas dando resistencia ao organismo, apresenta moléculas distintas e filametosas.Função estrutural "resistencia" e esta associada a produção de colageno.

    ResponderExcluir
  8. FACULDADE DOM PEDRO II
    CURSO: ENFERMAGEM / TURMA AN01
    ALUNAS: Ana Carolina Almendra / Lázara Mendes / Maíra Rangel / Natasha Gonçalves

    1. Patologia que surge como consequência da falta extrema de vitamina C (ácido ascórbico) no organismo.

    2. A falta de vitamina C desencadeia uma série de desequilíbrios no organismo, sobretudo na produção do colágeno.

    3. Vitamina C (Ácido Ascóbico).

    4. Em crianças: parada do crescimento, perda de peso, estado subfebril, anemia, edema, diarréia, dores musculares,
    Em adultos: hemorragias e tumefação purulenta nas gengivas, dores musculares, feridas que não cicatrizam, além de desestabilização dos dentes.

    5. O colágeno

    6. A vitamina C é um cofator da enzima prolil-hidrolixase, que faz a hidroxilação do aminoácido prolina nas cadeias alfa de colágeno. Essa hidroxilação é tão importante porque aumenta o número de ligações de hidrogênio na molécula e dá maior rigidez ao colágeno, que é a principal proteína estrutural do corpo.

    7. Proteína Oligomérica - formada por mais de uma cadeia polipeptídica.

    8. Proteína Fibrosa, é formada por longas moléculas mais ou menos retilíneas e paralelas ao eixo da fibra.

    ResponderExcluir
  9. Turma: Enf 1AN
    Alunas: Alexsandra Souza
    Cintia Milena
    Juliana Sousa
    Lucimar Santos
    Osiene Soares

    Questionário

    1. O que é escorbuto?

    R. É uma patologia causada pela falta da vitamina C (ácido ascórbico) na dieta alimentar.

    2. Explique detalhadamente porque uma pessoa pode desenvolver esta doença por falta da ingestão de uma determinada vitamina.

    R. O nosso organismo não é capaz de sintetizar vitaminas, por esse motivo, devemos ingerir alimentos ricos em vitaminas. A vitamina C tem como principal função a hidroxilação do colágeno (a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos), por este motivo a sua carência provoca o escorbuto.

    3. Quem é essa vitamina?

    R. A vitamina C (ácido ascórbico).

    4. Quais os sintomas desta doença?

    R. Hemorragias e tumefação purulenta nas gengivas,dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, desestabilização dos dentes, queda do cabelo e anemia.

    5. Ela esta relacionada a produção de alguma proteina? Qual? Explique esta relação.

    R. Sim. A proteína colágeno. O colagéno é formado por glicina, prolina e lisina, e a atividade mais importante do ácido ascorbato no organismo humano é na desidratação de resíduos de prolina no colagénio.

    6. Qual o papel desta proteina para o nosso organismo?

    R. É fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, é importante na formação dos ossos, dentes, tendões, cápsulas de órgãos e derme.

    7. Como ela pode se classificar de acordo com o número de cadeias polipeptidicas?Justifique a resposta.

    R. PTN Oligomérica. Porque o colágeno possue 3 cadeia polipeptídica, torcidas em volta da outra como uma corda de tripla hélice.

    8. Ela é uma proteina globular ou fibrosa?Porque?

    R. Fibrosa. Porque possue uma estrutura espacial simples e linear, tem uma mecanismo resistente e difícil em dissolver em água.

    ResponderExcluir
  10. Turma-1AN
    Alunos: Amana Freire ,Caiala Oliveira , Cristiane Carvalhal e Samara Lopes.

    O escorbuto é uma doença provocada pela carência grave de vitamina C (ácido ascórbico). A carência dessa vitamina afeta o tecido conjuntivo, que além de ser ricamente vascularizado, atua como suporte às paredes dos vasos sanguíneos, dos ossos, dos dentes, da cartilagem provocando sangramentos. Seus sintomas são sangramento e inflamação da gengiva podendo ocorrer perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos, cicatrização lenta de feridas, entre outras. Esta doença esta relacionada a produção de uma proteína, o colágeno. A vitamina C é um cofator da enzima prolil-hidrolixase, que faz a hidroxilação do aminoácido prolina nas cadeias alfa de colágeno.Essa hidroxilação é tão importante porque aumenta o número de ligações de hidrogênio na molécula e dá maior rigidez ao colágeno, que é a principal proteína estrutural do corpo. Quando o colágeno é produzido acontece uma complexa série de eventos, dentro e fora da célula. A vitamina C é ativada dentro da célula, onde hidroxila dois aminoácidos: a prolina e a lisina. Isso ajuda a formar uma molécula precursora chamada de procolágeno, que é mais tarde transformada em colágeno, fora da célula. Sem vitamina C, a formação do colágeno é interrompida. O colágeno é uma proteína importante na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. Desempenha varias funções como unir e fortalecer os tecidos dando à eles resistência estrutural. O colágeno é uma estrutura oligomérica porque é formada por três cadeias polipeptídicas helicoidais capazes de encurtamento e distensão, que justifica as propriedades físicas do colágeno( rigidez, solidez e estabilidade). É uma proteína fibrosa porque apresenta moléculas distendidas e filamentosas, por isso este tipo de proteína normalmente participa das funções estruturais dando resistência ao organismo.

    ResponderExcluir
  11. Equipe:turma de enfermagem 1AN Marilia Sena,Mariana bastos,kelly souza,Gislânia,Vaneclaudia


    Escorbuto é uma doença desencadeada pela carência de vitamina C no organismo.essa doença pode ser desenvolvida devido a falta de ingestão da vitamina c que o corpo necessita,formação de biliares,de hormônios esteróides, e o aumento da absorção intestinal do ferro não heme,esta associada a sintese de colágeno que protege contra ação de radicais livres no organismo.Seus sintomas é sangramento e inflamação e dor nas articulações, sensação de fraqueza,queda de cabelos, dores musculares, dificuldade de cicatrização e resistência a infecções.
    Ela esta relacionada a produção da protéina de colágeno, substância fundamental para o tecido conjuntivo sendo que os sintomas decorrem do comprometimento da integridade dos tecidos e as deficiências caracterizam-se por hemorragias que parecem ter defeito por sintese de colágeno que mantei integra a parede dos capilares.A função que essa proteina exerce mantem a célula unida sendo o componente proteico de orgãos como a pele, cartilagens e ossos.Apresenta proteína fibrosa possui função estrutural,esta associada a produção de colágeno pode se classificar de acordo com as cadeias polipeptídicas chamada monoméricas.

    ResponderExcluir
  12. FACULDADE DOM PEDRO II
    TURMA 1AN
    ALUNAS FABIANA ARAUJO SANTOS
    FERNANDA ABRAO
    ALINE KEILA
    CIRLENE TAVARES
    ADLA IMBERE

    É UMA DOENÇA DESENVOLVIDA NO CORPO HUMANO PROVOCADA PELA CARÊNCIA GRAVE DE VITAMINA QUE ACARRETA NO COFATOR DE EZIMA PROLILHIDROLIXASE , QUE FAZ A HIDROXILAÇÃO DO AMINOACIDO PROLINA NAS CADEIAS ALFA DE COLAGENO.ESSA HIDROXILAÇÃO É TÃO IMPORTANTE PORQUE AUMENTA O NUMERO DE LIGAÇÕES DE HIDROGENI NA MOLECULA E DA MAIOR RIGIDEZ AO COLAGENO, QUE É A PRINCIPAL PROTEINA ESTRUTURAL DO CORPO.
    A VITAMINA RESPONSAVEL POR ESSSA DOENÇA E A VITAMINA C.
    OS SINTOMAS SÃO HEMORRAGIAS NAS GENGIVAS ,TUMEFAÇÃO PURULENTA DAS GENGIVAS(INCHAÇO COM PUS), DORES NAS ARTICULAÇÕES , FERIDAS QUE NÃO CICATRIZAM, ALEM DE DESESTABILIZÃÇÃO DOS DENTES.
    ELA ESTA RELACIONADA A PRODUÇÃO DA PROTEINA COLÁGENO.
    O COLÁGENO REPRESENTA CERCA DE 25% DE TODA PROTEINA DO ORGANISMO HUMANO SUA FUNÇÃO É PRIMORDIALMENTE ESTRUTURAL ,OU SEJA SUSTENTAÇÃO ÁS CÉLULAS ,MANTENDO-SE UNIDAS , SENDO O PRINCIPAL COMPONENTE PROTEICO DE ORGÃOS COMO APELE ,OSSOS , CARTILAGENS,LIGAMENTOS E TENDÕES.
    ELA E CLASSIFICADA COMO OLIGOMERICA PORQUE O COLAGENO POSSUI TRES CADEIA POLIPEPTÍCA.
    SENDO UMA PROTEINA FIBROSA POR SÃO INSOLUVEIS NOS SOLVENTES AQUOSOS E POSSUEM PESOS MOLECULARES MUITO ELEVADOS. SÃO FORMADOS GERALMENTE POR LONGAS MOLÉCULAS MAIS OU MENOS RETILÍNEAS E PARALELAS AO EIXO DA FIBRA.A PROTEÍNA FIBROSA EXERCE UMA FUNÇÃO IMPORTANTE EM NOSSO CORPO , ELA ESTA PRESENTE EM MATERIAIS COMO A QUERATINA , COMO COLÁGENO QUE ESTA PRESENTE EM NOSSO CORPO QUE DESENPENHA FUNÇÕES IMPORTANTES NO ORGANISMO COMO A INTEGRIDADE DA PELE RESPONSAVEL PELA FIRMEZA .
    5-

    ResponderExcluir
  13. Equipe: Denir Nascimento
    Elaine Araujo
    Marcos Paulo
    Turma: BN01

    1. É uma avitaminose provocada pela deficiência da vitamina C no organismo.

    2. O ser humano tal como alguns animais, não sintetizam a vitamina C, desta forma diversas funções orgânicas são afetadas, tais como: produção e manutenção do colágeno(integridade celular), cicatrização, absorção de ferro, etc.

    3. Vitamina C

    4.1. Astenia
    2. Palidez
    3. Pele seca e áspera
    4. Fragilidade dos capilares sanguíneos levando a hemorragias:
    * cutâneas, principalmente junto aos folículos pilosos
    * subcutâneas nas pernas (púrpuras)
    * gengivas, podendo levar à perda dos dentes
    * subperiósteas
    5. Não regeneração das feridas
    6. Anemia
    7. Em casos mais graves registou-se
    8. Perda da elasticidade muscular
    9. Re-abertura de feridas antigas
    10.Fraturas ósseas
    - Nas crianças, o crescimento ósseo é comprometido, havendo reabsorção nas extremidades dos ossos longos e a cartilagem é destruída, provocando dores articulares e dificuldade de movimentos

    5. Sim. O colágeno. A vitamina C atua como co-fator nas reações de hidroxilação de prolina e lisina que são importantes aminoácidos promotores da formação da conformação da tripla-hélice das fibras de colágeno do tecido conjuntivo.Essa hidroxilação é tão importante porque aumenta o número de pontes de hidrogênio na molécula e dá maior rigidez ao colágeno, que é a principal proteína estrutural do corpo.

    6. O colágeno, também conhecido como tecido conectivo, promove elasticidade e resistência à pele, aos músculos, tendões, meniscos, ligamentos, veias, vasos e artérias, transmissão de luz na córnea, distribuição de fluídos em vasos sangüíneos e linfáticos, além do próprio osso, etc.
    Nos tecidos duros como os ossos, o colágeno funciona como um suporte para a deposição mineral. Nos tecidos moles como a pele, o colágeno forma uma matriz onde se alojam várias substâncias e células. Ele é essencial para a manutenção da forma e da integridade do tecido.
    No tecido cardiovascular o colágeno forma uma rede através das artérias dando a elas um maior poder de expansão e protegendo de possíveis lesões por excesso de expansão.

    7. São proteínas oligoméricas, formadas por mais de uma cadeia polipeptídica, pois ela tem uma funçao estrutural no organismo.

    8. Fibrosa. São estruturalmente simples, insolúveis em água, adquirem a forma de longos filamentos, geralmente entrelaçados como uma corda, gerando fibras altamente resistentes. Por este motivo estão adaptadas para exercer a função estrutural.

    ResponderExcluir
  14. FACUDADE DOM PEDRO II
    TURMA 1AN ENFERMAGEM
    ALUNOS: AVANI LIMA/ ARLINDA NASCIMENTO/ CRISTINA PEREIRA

    RESPOSTAS:

    Síndrome de deficiência nutricional causada pela falta do acido ascórbico (vitamina c) e caracterizada por sangramento, fragilidade das gengivas, hemorragia intramusculares e intradermicas e deres em músculos e articulações, ocorre principalmente em indivíduos subnutridos que ingerem pouca fruta ou vegetais verde.
    Os sintomas são: enfraquecimento geral, hemorragia diversas, hálito fétido e tumefação purulenta e sanguinolenta das gengivas.
    A Proteína é o colágeno, que é sintetizado intracelularmente em pequenas porção e exportada para fora da célula onde através da atuação de enzimas polimerizante é definido com a estrutura de colágeno em hélice tripla. Cada uma destas 3 fitas de proteínas são formadas quase inteiramente por glicina( que representa 1/3 da seqüência ), prolina e lisina, como por mais dos aminoácidos que são modificados após serem colocados pelos ribossomos a hidroxiprolina e a hidroxilisina, que são derivados da prolina e da lisina através de processos enzimáticos que são dependentes da vitamina c por esse motivo a deficiência dessa vitamina leva ao escorbuto, uma doença relacionada a problemas na síntese do colágeno.
    No organismo humano tem como função de unir e fortalecer os tecidos.
    Proteína fibrosa são formadas geralmente por longas moléculas mais ou menos linear e paralelas ao eixo da fibra, a esta categoria pertence as proteínas de estrutura como colágeno.

    ResponderExcluir
  15. Curso: Fisioterapia BN01.
    Alunas: Jamile Brito;Luana Soares;Ludimila Cerqueira; Michele Ferreira Silva;Viviane Pereira.

    1º O que é Escorbuto?

    R: É uma doença desencadeada pela carencia de vitamina C ( acido ascórbico)no organismo.

    2ºExplique porque uma pessoa desenvolve essa doença por falta da ingestão de uma determinada vitamina?

    R:Pela falta de vitamina C, pois o ser humano não é capaz de absorver e sintetizar nutrientes necessario para o seu funcionamento, ocorrendo disturbios e retardo no organismo.

    3º Quem é essa vitamina?

    R: Vitamina C

    4º Quais os sintomas dessa doença?

    R: Sangramento e inflamação gengival, com consequente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelo, essa doença pode inclusive desencadear uma anemia.

    5º Ela esta relacionada a produção de alguma proteina?Explique esta relação.

    R: Colágeno e elastina. Ela é responsavél pela hidroxilação do aminoacido prolina nas cadeias alfas de colágenos.

    6º Qual o papel dessa proteina?

    R: É importante na formação dos ossos, dentes, tendões, capsulas de orgãos e derme.

    8º Como ela pode se classificar de acordo com o nº de cadeias polepeptidicas?Justifique sua resposta.Ela é uma proteina globular ou fibrosa?Porque?


    R: Oligomerica formada por 3 cadeias polipeptidicas.Por que suas moleculas sao fibrosas. Fibrosa.Sao moleculas distintas e esse tipo de proteina geralmente participa das funções estruturais no organismo.

    ResponderExcluir
  16. FACULDADE DOM PEDRO II
    TURMA 1BN
    ALUNAS: ELAINE ARAÚJO, MÁRCIA OLIVEIRA E MICHELE ROCHA

    O escorbuto é uma doença que surge como consequência da falta extrema de vitamina C no organismo. A função principal da vitamina C é de estimular a produção do colágeno, substância fundamental para os tecidos conjuntivos, pois é uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos. Os sintomas de tal doença decorrem do comprometimento da integridade desses tecidos. Além da hemorragia gengival, outros sintomas são: sensação de fraqueza, dores musculares, dificuldade de coagulação e cicatrização, menor resistência às infecções, inflamação, vermelhidão. Se classifica em ologométricas pois são formadas três cadeias polipeptídicas capazes de distensão e encurtamento, justificando as propriedades físicas e biológicas do colágeno como a rigidez e estabilidade desta proteína.É uma proteína Fibrosa, Porque apresentam moléculas distintas e filamentosas e propriedades responsáveis pela força e flexibilidade das estruturas do organismo.

    ResponderExcluir
  17. Turma: Enf 1AN
    Alunas: Jaqueline Carvalhal
    Lais Barbosa
    Marina Sousa

    Respostas

    1. é uma doença provocada pela falta da vitamina C (acido ascórbico).

    2. por o organismo humano não sintetizar as vitaminas, precisamos ingerir alimentos que sejam ricos em vitaminas. A vitamina C é importante para a produção e manutenção do colágeno(integridade celular.

    3. vitamina C

    4. enfraquecimento dos músculos, hemorragias na gengiva, hálito fétido e tumefação purulenta e sanguinolenta das gengivas.

    5. Sim, ela esta associada a proteína colágeno. a atividade mais importante do ácido ascorbato no organismo humano é na desidratação de resíduos de prolina no colagénio.

    6. O colágeno tem como função unir e fortalecer os tecidos.

    7. oligomerica formada por 3 cadeias polipeptidicas.

    8. Fibrosa, pois é formado por longas moléculas mais ou menos linear e paralelas ao eixo da fibra, a esta categoria pertence as proteínas de estrutura como colágeno.

    ResponderExcluir
  18. FDP - Turma: BN01 Fisio
    Equipe: Marinalva Fernandes; Maricélia Conceição; Bruno Lima

    Escorbuto é uma doença desencadeada pela carência de vitamina C (ácido ascórbico) no organismo. Porque a carência de vitamina C afeta também o tecido conjuntivo, que, além de ser ricamente vascularizado, atua como suporte às paredes dos vasos sanguíneos, do osso, da dentina, da cartilagem, etc. Vitamina C. Sintomas: sangramento e inflamação gengival com consequente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos, cansaço. Pode inclusive, desencadear quadro de anemia, devido a pequenas hemorragias. Sim. Colágeno. Responsável pela hidroxilação do aminoácido prolina nas cadeias alfas de colágeno. Permite compreender a origem de várias doenças e contribui para o aperfeiçoamento das técnicas de produção e reprodução de células em larga escala fora do organismo. Proteína Oligomérica. Pois é formada por três cadeias de aminoácidos, presos como elos de uma corrente, que se enrolam umas às outras formando uma tripla hélice. Proteína Fibrosa. Pois possuem peso molecular muito elevado, são insolúveis na maioria dos solventes orgânicos, resistentes as estruturas (devido ao enrolamento helicoidal dos 3 seguimentos).

    ResponderExcluir
  19. Estudo de caso: Antiinflamatório:
    Alunas:Eliana Borges
    Eva Nerys
    Jesana Campos de Jesus
    Leane Santos Batista
    Nilce Jesus dos Santos
    Rita de Cássia



    Resposta

    1º ) Os antiinflamatórios não esteroides de um modo geral inibem a atividade da enzima ciclo ( COX ) levando uma diminuição da síntese de prostaglandinas. O uso desses antibióticos favorecem o surgimento de lesões gastrintestinais ulcera tivas devido a diminuição ou não produção mucoproletos gastro e o aumento do acido ou suco gástrico.

    2º) o uso do Mesoprostol que é um antiulceroso e prolitos da mucosa gástrica pela prostaglandinas E1( ANALOZO= SEMELHANTE ) trata ulcera duodenal a curto prazo e a ulcera gástrica induzida por antiflamatorios não esteroides, pode prevenir, ele inibe a secreção acida do estomago.

    3º) Sim, porque reduz as protaglandina que promovem, inflamação hiperalgesia e frbre eliminando os efeitos indesejáveis no sistema gastro.

    4º) Porque assim como é empregado no tratamento de ulcera, é também usado para encerra qualquer gestação, e conhe

    ResponderExcluir
  20. NAO CONSEGUIR POSTAR ANTES TAVA DANDO ERRO
    alunos :MARJORIE NUNES/RAQUEL MONTEIRO/PRISCILA LIMA/PRISCILA TERTULIANO/SAMOILA NERI


    1.É uma patologia causada pela falta da vitamina C (ácido ascórbico) na dieta alimentar.
    2.A carência desta vitamina afeta o tecido cojuntivo que além de ser ricamente vascularizada atua como suporte nas paredes dos vasos sanguíneos do osso,da dentina, da cartilagem.
    3.vitamina C
    4.Seus sintomas são sangramento e inflamação gengival com conseqüente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos, entre outros. Esta doença, pode, inclusive, desencadear quadro de anemia, devido a pequenas hemorragias.
    5.Colágeno e elastina. Ela é responsavél pela hidroxilação do aminoacido prolina nas cadeias alfas de colágenos.
    6.O colágeno é uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. Desempenha várias funções, como, por exemplo, unindo e fortalecendo os tecidos conferindo resistência estrutural.
    7.Oligoméricas. Porque suas moléculas são fibrosas com 03 cadeias polipeptídicas helicoidais capazes de encurtamento e distensão Essa estrutura protéica justifica as propriedades físicas e biológicas do colágeno: rigidez, solidez e estabilidade.
    8.Fibrosa. Porque possue uma estrutura espacial simples e linear, tem uma mecanismo resistente e difícil em dissolver em água.

    ResponderExcluir
  21. Raquel Monteiro;Priscila Tertuliano;Priscila Lima;Marjorie Nunes;Samoila Santos20 de maio de 2010 às 20:12

    E uma doença que ocorre devido a deficiência da vitamina c no organismo;porque o corpo humano nao pode sintetizar a vitaminac ,que e de fundamental importancia para o ser humanoonde ela so e adquirida por meio de ingestao diaria de alimentos ricos nesta vitamina c com frutas e verduras;favorecendo a produçao de colagenos proteinas estruturais ;o individuo apresenta sintomas como enfraquecimento,hemorragias nasais e das gengivas,inchaço,dores nas articulaçoes,feridas que demoram a cicatrizar,pouca fixaçao nos dentes,anemia e gradualmente a morte;são formadas por tres cadeias polipeptícas´lassificando como oligomêtricas~,que fornece propriendades fisicas e biologicas de colagenos dando rigidez e estabilidade;e uma proteina fibrosa por que tem forma alongada são geralmente insoluveis e desempenha um papel basicamente estrututal nos sistema biologico(queratina e colagenos).

    ResponderExcluir
  22. Boa noite prof. Se possível gostaria que a senhora enviasse a minha nota da prova final e o resultado de farmacologia , pois eu sou da turma do 7 semestre e não tenho o e-mail da turma
    Att.: JESANA CAMPOS DE JESUS
    E-mail, silva_campos@oi.com.br

    ResponderExcluir